Image Map

segunda-feira, 10 de julho de 2017

"Duna", Frank Herbert


Autor(a): Frank Herbert
ISBN: 9788576571018
Páginas: 680
Editora: Aleph


► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • • 

Há mais ou menos quinze anos atrás eu tive contato com o universo criado por Frank Herbert através de uma mini-série produzida pelo canal Hallmark. Não lembro de nada dessa produção televisiva a não ser por uma cena de treinamento de Paul Atreides; e desde então tenho vontade de ler Duna. Agora, com a oportunidade em mão, acho que mesmo se eu lembrasse da mini-série, ela não faria jus à esta obra.

O Duque Leto é mandado, junto com a família, ao planeta Arrakis: formado por um grande deserto, com vermes gigantes, e o principal centro de uma especiaria altamente dependente e lucrativa. Toda a narrativa de Herbert vai girar em torno de Arrakis, sua política, religião, sua geografia... aspectos estes que falam de seu povo. Assim, o próprio planeta vira um personagem.

Esses elementos vão sendo descritos e introduzidos num ritmo próprio, vamos desvendando seus pormenores na medida que os personagens vão entrando em contato com eles. O preparo da família do Duque para chegar em Arrakis, sua chegada, o choque entre os costumes, as intrigas políticas e religiosas... tudo parece ter seu lugar exato, sendo bem amarrado durante a leitura.

A trama me foi bem envolvente, com personagens carismáticos e profundos. A relação Paul Atreides com sua mãe Lady Jéssica é meu grande destaque nesse primeiro livro. São em seus diálogos que pude ter uma visão mais intrincada sobre o entrelaçamento da política, religião, cultura e geografia de Arrakis, e da importância de se ter todos esses elementos integrados na hora de refletir sobre que rumo tomar. Por vezes tais reflexões transcendiam o destino de Arrakis e da casa Atreides e passava para como nós, sociedade, estamos nos relacionando entre si e com nosso planeta.

Com uma linguagem bem acessível e fluida, e um aprofundamento em todos esses elementos acima citados são motivos mais que o suficiente para você sair correndo para ler esse livro. É uma obra clássica da ficção científica, que já influenciou outros autores - pude observar certos elementos que já tinha visto em outros livros recentes - e que deixo aqui minha recomendação.


0 Comments:

Postar um comentário