Image Map

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

"TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público", Chris Anderson


Autor(a): Chris Anderson
ISBN: 9788580579352
Páginas: 240
Editora: Intrínseca

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •
Um livro que inicialmente parecia autoajuda, me surpreendeu pela praticidade e pelo jeito leve de trazer alguns assuntos que podem ajudar aqueles que querem falar em público. Mas o que me chamou a atenção para que eu pudesse ler o livro foram as palestras que já havia visto, e que as pessoas pareciam fazer aquilo de forma muito simples e espontânea.

No livro, o autor dá algumas dicas sobre alguns pontos que podem parecer muito difíceis para quem não fala em público, mas podem parecer bastante óbvias e que, por vezes, não prestamos atenção; como a postura, o modo de se vestir e até se utilizar da própria fraqueza para conseguir o rapport com a plateia.

O livro não traz a fórmula dos milagres, mas mostra algumas explicações que por vezes parecia que eu estava vendo a grade do curso de psicologia, como o uso da motivação e da linguagem e determinada estrutura para que o texto não saia do foco e perca a graça de quem está vendo.

Além de mostrar como as palestras podem ser bem apresentadas, mostra como muitas palestras deixaram de ser lançadas porque pareciam usar tudo aquilo que eu havia falado no início, mas não tinham um fio condutor, um tema central, parecia apenas falatório, mas que tinha todo potencial para acontecer.

Mas uma das mais interessantes partes para mim, foi a palavra "treino". Estar sempre treinando para se aprimorar e se sentir mais seguro ao falar ou pelo menos um pouco mais a vontade.

Então, para quem quer se aventurar nesse mundo ou ter apenas conhecimento para a oratória, é uma boa escolha, pois é uma leitura fluida e rápida, nem um pouco enfadonha e muitas vezes me pegava lembrando das palestras que já havia visto e que algumas coisas começaram a fazer sentido.


0 Comments:

Postar um comentário