Image Map

segunda-feira, 11 de julho de 2016

"Star Wars: Provação", Troy Denning


Autor(a): Troy Denning
ISBN: 9788576572091
Páginas: 408
Editora: Aleph

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •
O livro se passa quarenta anos após os acontecimentos de Star Wars VI: O retorno de Jedi. Luke é agora o grão mestre dos Jedi, mas anseia por voltar um pouco a ativa em missões. Já Leia e Han vão ao encontro de Lando, que vem enfrentando alguns problemas em seu novo investimento. O que parece um simples caso de pirataria, sabotagem e roubo transforma-se numa complicada missão contra dois seres que buscam vingança e onde os limites da Força são explorados de uma forma nunca experimentada por Luke e Leia. 

Posso dizer que tive sorte com todos os livros do universo Star Wars que li até agora. Todos respeitam as características dos personagens apresentadas nos filmes e quando temos Han, Lando, Leia e Luke em ação, tenho a sensação que estou reencontrando antigos conhecidos. Claro que, numa história onde eles já são pais, algumas diferenças são encontradas e isso é esperado. Eles amadureceram, passaram por muito sofrimento e perdas então obviamente essas experiências refletem em seu caráter.

Muito me agradou o tempo que o autor dedicou a tratar mais da Força. Obviamente todos os livros ligados aos Jedi aborda o assunto, mas em "Provação" acho que temos uma imersão que não observei nas minhas outras leituras da saga. É um aprofundamento que atinge não somente ao leitor, mas a Luke e Leia de uma maneira que os fazem repensar muitos aspectos de suas próprias vidas. 

A narrativa e o enredo combinaram perfeitamente e não senti grandes diferenças em relação ao ritmo da Trilogia Thrawn, escrito pelo Timothy Zahn, por exemplo. Reforçou o aspecto de unidade das obras voltadas a Star Wars e me passou a sensação que, embora desenvolvidas por autores diferentes, as histórias se complementam. 

O livro também me deixou bastante curiosa sobre a família de Leia e Luke. Durante a leitura de "Provação", chovem referências a um passado não tão distante e a dores que ambas as famílias Solo e Skywalker passaram e eu senti muita vontade de ler de forma mais detalhada. Não sei se existem livros sobre os filhos de Leia e Han, ou uma aventura específica de Ben e Luke, confesso que não pesquisei, mas se tem, gostaria muito de ler.

Para "Provação" não é necessário ter lido nenhum outro livro do universo expandido de Star Wars, o que o torna uma ótima dica para quem quer começar a acompanhar algo da série.


0 Comments:

Postar um comentário