Image Map

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"Entre Ossos Agora", Maitê Proença

Autor(a): Maitê Proença
Páginas: 192
ISBN: 9788501103246
Editora: Record

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •
Faz alguns anos que passei a admirar a Maitê Proença. A conhecia como atriz, mas passei a vê-la expôr suas opiniões no programa Saia Justa, e gostava da maneira que ela falava, com bastante coerência, mesmo quando não concordava com o que ela pensava. Foi aí que comecei a desejar ler seus textos.

Anos se passaram e finalmente tive a oportunidade de descobrir esta faceta da artista. Sou uma amante de crônicas, cresci lendo Luis Fernando Veríssimo e vários outros cronistas. Então que melhor forma de ser apresentada à escrita da Maitê?

Em Entre Ossos Agora ela se expõe de forma interessante. Na sua apresentação já fica claro que não haverá espaço para o medo de julgamentos alheios. Ser artista é se colocar em uma posição de vulnerabilidade e ela sabe e faz uso disso.

"O ator de sucesso está sempre a um passo da antipatia do público e, assim, busca fazer-se humilde, desprendido, generoso, amável, e por aí vai. Há de se ter atenção pra que não percebam o truque; a sutileza é fundamental."

Nas curtas crônicas que compõem o livro, a artista fala da dor que pertence à ela e ao irmão com sua tragédia familiar, já que perdeu boa parte da família de maneira trágica; fala de sexo sem pudores e dos relacionamentos amorosos sofridos que teve. Comenta suas conversas com a filha; reflete sobre a sociedade.

Por mais que em vários momentos não concorde com sua visão - sou feminista não radical, mas totalmente assumo meu papel contra o machismo que impera em nossa sociedade. E Maitê algumas vezes tem um discurso que vai de encontro ao que penso. - ainda acredito que ela é bastante coerente ao falar sobre o que pensa. Boa parte de seus argumentos são ditos com propriedade e suas incongruências fazem parte das dualidades dos seres humanos.

Boas crônicas! Espero ler mais textos dela em breve.



0 Comments:

Postar um comentário