Image Map

quinta-feira, 23 de julho de 2015

"Beleza Perdida", Amy Harmon

Autor(a): Amy Harmon
Páginas: 336
ISBN: 9788576863748
Editora: Verus


► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Fern Taylor é apaixonada por Ambrose Young desde criança, embora não tenha esperanças que ele retorne seus sentimentos. Ele é bastante popular na escola além de participar e ser a estrela do clube de luta. Os dois inicialmente tem uma relação um tanto complicada, já que Ambrose se ressente de Fern ter ajudado uma amiga a conquistá-lo. Depois de um acontecimento impactante, Ambrose decide se alistar no exército e fica ainda mais distante de Fern, mesmo que sinta certa ligação com ela. Alguns anos depois um trágico incidente faz Ambrose voltar. Machucado tanto sentimentalmente quanto fisicamente, ele vive nas sombras e Fern é a única pessoa que o enxerga como ele é.

Apresentado como uma releitura de “A Bela e a Fera”, minha história preferida da Disney, "Beleza Perdida" me chamou a atenção mesmo que não esperasse nada demais da história e seus desdobramentos. Mas para a minha felicidade, a leitura se mostrou bem agradável e eu tive problemas em largar o livro.

A construção de personagens foi a maior culpada. Fern pode se parecer com tantas outras heroínas, mas sua força e sua amizade com o primo Bailey com certeza me fizeram simpatizar demais com ela, e não posso deixar de comentar seu amor pela leitura. Já o Ambrose me fez ter sentimentos contraditórios em alguns momentos, mas nada que atrapalhasse a leitura. Suas contradições só tornaram tudo mais interessante.

Por mais que a personalidade do Ambrose e da Fern tenha me agradado, quem realmente emocionou e me fez amar a história foi o Bailey. Sabe aquele personagem que te faz sentir várias coisas durante a leitura? Alegria, tristeza, pesar e humor, tudo ao mesmo tempo? E o jeitinho irônico, então! Impossível não gostar dele e sua relação com a Fern é uma das coisas mais delicadas e fofas desse livro.

A autora se utiliza de alguns clichês, sendo o interesse da menina considerada o patinho feio pelo cara lindo e popular da escola o mais evidente, mas isso não torna sua história realmente previsível. Ok, os últimos acontecimentos são meio que esperados, mas a parte mais importante, o desenvolvimento do enredo, suas nuances, eles sim foram surpreendentes. Não imaginaria que o 11 de Setembro teria papel relevante e decisivo, assim como não imaginei que teriam referências tão ricas a outras histórias além de "A Bela e a Fera". Preparem-se para muito Shakespeare, Cyrano e Hércules.

O enredo trata principalmente de perdas. Porém, assuntos como deficiência física, relacionamentos abusivos e um toque bem leve de religiosidade também tem seu destaque. Essa mistura de temas foi tratada de uma forma muito fácil de acompanhar e a narrativa da autora realmente prende a atenção do leitor.

Gostei realmente do livro e se ficar contando cada motivo, acho que darei muito spoiler. O que posso afirmar é que o livro realmente é agradável, conquista por suas sutilezas e é cheio de pequenas surpresas.

0 Comments:

Postar um comentário