Image Map

quinta-feira, 30 de julho de 2015

"Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently", Douglas Adams

Autor(a):  Douglas Adams
ISBN:  9788580413953
Páginas: 240
Editora: Arqueiro


► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Esse livro, que de antemão já posso dizer que é fantástico, conta a história de Richard, namorado de Susan, que é irmã de Gordon, que é chefe de Richard, acusado de matar Gordon. Parece confuso, não é? Parece, mas não é! O livro conta histórias paralelas que inicialmente você pode não se dar conta do que está lendo, mas ao caminhar tudo começa a fazer sentido.

Mas tentando deixar menos confuso podemos dizer que tudo se dá por conta de uma ligação que Richard faz para Susan deixando o recado em sua secretaria eletrônica. Porém ele desiste de fazer a namorada ouvir este recado e vai atrás de exclui-la da forma mais simples possível: arrombando a casa da mesma pela janela, fato presenciado por Dirk Gently, um investigador malandro que se utiliza do que vê para ganhar mais um cliente (o que ele faz de forma magistral). 

Porém, as coisas não param por ai, Richard é acusado de atropelar seu chefe/cunhado, tornando-se assim o suspeito numero 1.

Mas Dirk, o investigador espertinho, tem uma forma bastante interessante de trabalhar e é ele que desenrola todo o nó que eu comentei no começo. Provavelmente ele seria um cara que se tivesse próximo a mim eu não conseguiria suportar por muito tempo; aquela típica pessoa que tenta te enrolar da forma mais descarada possível, além de ser bem folgado. E o autor conseguiu fazer algo que não sei se gosto muito: tornar alguém que geralmente é odioso ou errado em uma das pessoas mais queridas ou com mais destaque.

No desenrolar da história, que é bem típica de Douglas Adams (para você que conhece, já sabe o que vem por ai), aparecem outros personagens que me fizeram refletir sobre algumas coisas que acontecem atualmente na sociedade. Ele consegue fazer uma critica social imensa de uma forma muito divertida, e com um humor bem particular que aprendi a gostar.

Particularmente o inicio eu achei bem complicado e tive que ler mais de uma vez, o que me deixou com medo de continuar, mas como já conhecia a escrita do autor resolvi dar uma chance. Não sei se é o tipo de leitura que agrada a todos, mas com certeza quem já conhece vai adorar. Por isso, não recomendo como primeiro contato com o Douglas, mas nada de desesperador se por acaso o livro cair em suas mãos. Apenas leia e se delicie, é uma ótima pedida de leitura divertida.

Bianca Rubens

0 Comments:

Postar um comentário