Image Map

quinta-feira, 11 de junho de 2015

"Star Wars: Kenobi", John Jackson Miller


Autor(a): John Jackson Miller
Páginas: 528
ISBN: 9788576571995
Editora: Aleph


► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •


Voltando com mais uma resenha sobre um livro do universo expandido de Star Wars. Desta vez o Obi Wan Kenobi é o foco e os acontecimentos que aqui são narrados se passam logo após o filme Star Wars Episódio III: A vingança dos Sith. Vamos acompanhar a rotina de Obi Wan em sua vigília pela segurança de Luke, tarefa pela qual ele se mantém o mais isolado possível. Sendo um jedi em tempos onde o Império está em ascensão, o anonimato é essencial, mas ele vai enfrentar bastante dificuldades em passar despercebido na pequena Tatooine

No começo eu fiquei um pouco com o pé atrás já que, ao contrário de Herdeiro do Império, poucos são os personagens que já tinha conhecimento sobre. Aliás, creio que o Obi Wan é o único pelo qual eu retinha alguma informação.

Ele, por sinal, adota o nome de Ben e torna-se um personagem pelo qual vamos nos aproximando a medida que as novas pessoas em seu cotidiano vão convivendo com ele, quando Kenobi assim o permite. Quase tudo que se tem de informação dele é percebido pelos outros personagens, quase não tem um ponto de vista do jedi, com exceção as suas meditações, onde ele reflete sobre suas obrigações e sentimentos.

Ao meu ver, essa foi a forma do autor manter um certo ar de mistério em torno do personagem. Ele sempre parece seguro, fechado e claramente quer passar despercebido e é interessante ver como os outros personagens encaram essas características e como é o Ben que eles veem: um herói, um cara misterioso, um bandido, o salvador de um povo?

Um outro ponto que gostaria de destacar é a ênfase em personagens femininas fortes e cheias de atitude. A Annie é um exemplo bem vívido da força de uma mulher que se divide entres os negócios e a família e a outra personagem eu não vou me aprofundar, só creio que será uma surpresa para o leitor, pelo menos para mim foi. 

É um livro que sustenta seu enredo por si só, embora tenha claras referências aos filmes, mas que não influenciam no entendimento do livro, com exceção do motivo pelo qual Kenobi está neste planeta tão distante. A narrativa é boa e o ritmo imposto pelo autor combina com os acontecimentos. Mais um ótimo livro sobre o universo Star Wars.


0 Comments:

Postar um comentário