Image Map

segunda-feira, 15 de junho de 2015

"A suavidade do vento", Cristovão Tezza

Autor(a): Cristovão Tezza
Páginas: 256
ISBN: 9788501104007
Editora: Record


► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Os dias de Matozo passam da seguinte forma: de manhã ele dá aula, almoça fiado num barzinho, o mesmo que ele passada a tarde bebendo e jogando com os amigos.

Apesar de interagir com os colegas, é um personagem um tanto quanto pessimista. Todos os seus pensamentos são seguidos por diversos outros, estes, contrapontos do primeiro. Ele se sente completamente deslocado. Os habitantes da cidadezinha do interior em que vive não estão ao nível de sua inteligência, o que ocasiona dele não saber conversar direito com eles. Se tornando, assim, aos olhos dos outros, uma pessoa estranha.
Para Matozo, isso mudaria quando ele publicasse seu romance recém terminado depois de cinco anos escrevendo. Para ele, uma grande obra; um ponto de mudança; agora iria ser reconhecido.

Mas os monstros de Matozo não o deixariam em paz. Andando por seu apartamento, rindo dele, fazendo caretas, piruetas; os monstros apontam para Matozo os contrapontos de sua feliz perspectiva de mudança.

E se não comprarem seu livro?

E se não gostarem?

E se...

E se...

Nenhum pensamento lhes escapa.

Tezza, numa história que poderia ser bastante simples e sem muitos atrativos, dá vida aos monstros interiores do personagem principal, incrementando a narrativa de uma forma que me agradou muito. A angústia de Matozo ficou mais palpável.

O final do livro me deu um outro olhar à história, uma nova perspectiva a ser vista. O que me fez gostar ainda mais da forma que o autor narrou sua trama.
 
 
 

0 Comments:

Postar um comentário