Image Map

quinta-feira, 5 de março de 2015

Remissão da Pena, Patrick Modiano

Autor(a): Patrick Modiano
Páginas: 128
ISBN: 9788501102751
Editora: Record


► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •
Em 2014 o autor Patrick Modiano ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Ele que é autor de vários romances e tem uma carreira de prestígio ao redor do mundo. Agora em 2015, a Editora Record começou a publicar os livros do francês. 

Antes de ler "Remissão da Pena" eu não havia tido contato com o trabalho dele e começar com esta obra foi algo interessante. Um dos livros que fazem parte do que chamam de “trilogia essencial” de Patrick Modiano. 

É uma biografia romanceada, com momentos em que percebemos claramente que aqueles fatos realmente aconteceram e fizeram parte das memórias do escritor. O livro é narrado em primeira pessoa, em tom bastante íntimo e até confessional, através dos olhos de uma criança que ainda não entende bem o que passa ao seu redor. Com uma maneira singela e meio poética de fazer o leitor percorrer as páginas da sua vida, Modiano nos permite vagar pela Paris que ele viveu na infância, conhecer as pessoas que marcaram sua vida e ter a sensação de perda que ele deve ter tido. 

 É interessante como conseguimos conhecer as personagens que criam Modiano e seu irmão, e as outras pessoas que circulam pela casa em que os dois vivem. Ainda assim sentimos falta de algo, de uma explicação sobre tudo o que aconteceu. E é assim que o próprio narrador sente-se ao contar sua vida. Muitas lacunas que são preenchidas apenas pela dedução

Um livro que mexe com o leitor, sem o próprio nem perceber. Que te deixa pensando na vida, nas suas possibilidades e no menino Modiane que já não existe faz tanto tempo, restando um autor premiado e com uma narrativa muito particular.
 


0 Comments:

Postar um comentário