Image Map

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Star Wars - Herdeiro do Império, Timothy Zahn

Autor(a): Timothy Zahn
Série: Trilogia Thrawn - Livro 01 
Páginas: 472
ISBN: 9788576571988
Editora: Aleph


► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Gosto muito da série Star Wars, sempre acho bastante interessante tudo que remete aos filmes e seus personagens, mas de forma alguma me definiria como uma fã. Com isso em mente, fui ler "Herdeiro do Império" com uma grande hesitação, imaginando que não conseguiria ter o mesmo ânimo ou até a mesma expectativa sobre os acontecimentos que um fã verdadeiro e informado sentiria. Adoro me enganar em casos assim.

A primeira coisa que o leitor precisa saber é que a história se passa cinco anos após o fim do Episódio VI - O retorno de Jedi (terceiro filme da trilogia original) e sim, ele fará referência aos três filmes lançados até então (o livro foi lançado originalmente em 1991). Encontraremos novamente com Luke, Leia e Han, agora partes importantes da Nova República, formada após a decaída do Império. Obviamente, depois de tantos anos sob o comando da Força Sombria, os componentes do novo governo estão com problemas para chegar a um consenso entre si e fazer parcerias, além de ter que lidar com alguns seguidores ainda bastante fiéis ao antigo Imperador. Nesse contexto, um ser está, aos poucos, juntando forças para tentar retomar o que um dia foi o auge do Poder Sombrio e ter novamente as rédeas da Galáxia.

O autor teve um trabalho bastante complicado em mãos: agradar aos fãs e seguir uma série consagrada pelo público de forma que sua própria escrita não ficasse ofuscada pela força dos personagens ou o peso da história. Na minha opinião, ele conseguiu muito bem equilibrar todos esses pontos fazendo com que o livro tivesse um vilão a altura, mesmo que não tão impactante quanto Darth Vader, e uma linha de raciocínio dignos da história original.

Todos os personagens estão de volta e o autor se preocupou em manter suas características mais marcantes, como o jeito afetado e reclamão de C3PO, o sarcasmo de Han e sua relação de amizade com o Lando. Ele também segue a risca os principais pontos do universo Jedi e espelha em Luke, o último Jedi treinado, toda a carga emocional que essa condição trás, além de enfatizar a ligação entre ele e Leia.

Se sua memória é tão falha quanto a minha, sentirá, sim, necessidade de ver pelo menos o episódio VI para se situar melhor nos acontecimentos que os personagens tanto falam. Não é que a leitura se tornará ruim ou de difícil entendimento, pelo contrário: a narrativa e o conteúdo do livro funcionam muito bem, só creio que saber dos acontecimentos que antecedem o livro torna a experiência mais rica e significativa.

Tenho praticamente certeza que um vai gostar bastante do livro e vai ter a mesma impressão que eu, a que só gosta do universo Star Wars, tive: que é um filme exibido em palavra escrita e que passa a mesma sensação. Um livro que vale muito a pena ler.
 

0 Comments:

Postar um comentário