Image Map

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

"O poder da espada: A primeira lei", Joe Abercrombie

Autor(a): Joe Abercombrie
Série: #01
Páginas: 480
ISBN: 9788580411874
Editora: Arqueiro

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Ler este livro foi como jogar um jogo. Foi como estar numa mesa de RPG com cinco personagens diferentes numa trama que nem eu (assino embaixo se precisar) adivinhei o final e nem os caminhos que levaram a tal (e olhe que sou chato com essas coisas).


Jezal dan Luthar, o bem-nascido capitão que tem que treinar, apesar de seus hábitos alcóolicos e da jogatina, para competir no campeonato de esgrima da União. Collem West, amigo de Jezal, é também membro do exército, porém não é bem-nascido e sua família é do norte, este norte que está em rebelião sob o comando de Bethod, o nórdico que se diz rei e planeja uma guerra contra toda a união. 

Bem mais ao norte, temos Nove Dedos, o bárbaro nórdico que tem uma cara retalhada de cicatrizes. É gigantesco e luta como um demônio. Sua fama perpassa todo o mundo conhecido e, depois de uma luta contra os repugnantes Shankas (criaturas malignas feitas de ferro e carne) se separou de seu grupo de sobreviventes e teve de viver na mata sozinho. Este grupo, formado pelos antagônicos Três Árvores, Tul Duru, Barca Negra, o Fraco e Cachorro. Sand dan Glokta, um aleijado inquisidor do rei, que outrora já fora até campeão de esgrima, vive sua vida amarga de torturas e dores pessoais se vê, no meio de uma trama política.

Parecem muito diferentes? Ou só histórias soltas? Pois é, não são. Quando o Primeiro dos Magos, Bayaz, surge, ele desencarrilha uma série de eventos que transformam a vida de cada pessoa dentro ou fora do livro. Entre outras histórias a mais que polvilham este universo. 

Eu fiquei maravilhado com a narrativa esmagadora de Joe Abercombrie e sua capacidade de nos fazer querer usar lanças e escudos, espadas e magia para entrar nas batalhas travadas pelos personagens. O pior, digo, melhor foi saber que é uma trilogia: O Poder da Espada é o volume I da saga.  Assim que terminei de ler comprei os outros dois. Malditos, odeio quando isso acontece. Se eu tivesse de dar uma nota, daria 6, se a escala fosse até 5. Qualidade máxima.


0 Comments:

Postar um comentário