Image Map

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

"Eu é um outro", Hermes Bernardi Jr.

Autor(a): Hermes Bernardi Jr.
Título original: Eu é um outro 
Páginas: 80
ISBN: 9788566470598
Editora: Edelbra

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Hoje é o primeiro dia de terapia de Eduardo. Ele ainda não sabe direito como começar a falar de si para o terapeuta. Seu único pensamento no momento é que não pode mentir para o profissional, não como mente aos pais. Afinal, como dizer para eles que gosta de seu amigo de forma diferente?



Entrelinhas, é isso que o Eduardo é, ele disse ao doutor. E são essas entrelinhas que vamos acompanhar em seu relato, as histórias contidas nelas.

"Perguntei-me de quantos outros eu era esse tanto. De quantos eus eu era? Eu era um? E quantos tantos eus deveria conhecer para me descobrir em algum? Ou descobrir o outro? E quantos outros eu haveria de buscar para encontrar esse um onde eu era eu?" (pg.28)

Eduardo parece "brincar" com sua história, indo e vindo, contando seus detalhes, percebendo seus diferentes eus, entrando em contato com as formas que ele se apresenta ao outro, se dando conta, também, de como o outro lhe vê.

A todo instante fui "jogado" à um outro. Ora fui o Eduardo, cheio de dúvidas e certezas, a todo instante se confrontando. Ora fui o terapeuta, atendo, escutando a fala de meu cliente, questionando Eduardo, repetindo algumas de suas falas. As vezes, somos tentados a ser Manon, apresentando a poesia ao outro, se deixando encantar por seus cabelos de fogo. Mas, como Eduardo tem a dificuldade de se colocar no lugar de seu amigo, também o temos.

Com uma narrativa simples e profunda, poética do início ao fim, o autor, através de Eduardo, nos coloca na pele de cada personagem, fazendo-nos, junto de Edu, nos confrontar com nossos pensamentos, nossas dúvidas.

Uma rápida e tocante leitura, que me surpreendeu bastante.


0 Comments:

Postar um comentário