Image Map

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

"A Obscena Senhora D", Hilda Hilst

Autor(a): Hilda Hilst
Páginas: 107
ISBN: 8525034649
Editora: Globo (Biblioteca Azul)

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Me senti convidado, pela Hilda Hilst, a viver um momento de reflexão psicótica. 

Hillé é uma senhora de 60 anos, que depois da morte do marido, passa a viver num vão ao lado da escada, falando consigo mesma e incomodando quem a escuta e a olha.

Abandonada, desamparada, Hillé adota, para seu nome, o D de derrelição. Crava, em si, tal sentimento.

"...eu Hillé também chamada por Ehud A Senhora D, eu Nada, eu Nome de Ninguém, eu à procura da luz numa cegueira silenciosa, sessenta anos à procura do sentido das coisas" (pg. 17).

O convite é para esta procura. Caótica, mas com vislumbre de realidade, passeamos nos delírios da Senhora D, que rememora sua vida, por vezes presentificando-a. Seu amor por Ehud, evocando os prazeres da carne, da alma.

Uma leitura ao mesmo tempo confusa e deliciosa. Um constante perde-se e achar-se. No caos das palavras, onde o presente se confunde com o passado, palavras soltas e combinações peculiares, Hillé reflete sobre si e a sociedade.

"Como foi possível ter sido Hillé, vasta, afundando os dedos na matéria do mundo, e tendo sido, perder essa que era, e ser hoje quem é? (pg. 24)"
"Suportaria o estar viva, recortada, um contorno incompreensível repetindo a cada dia passos, palavras, o olho sobre os livros, inúmeras verdades lançadas à privada, e mentiras imundas exibidas como verdades, e aparências do nada, repetições estéreis, farsas, o dia a dia do homem do meu século?" (pg. 33).

Um livro que não é para todo mundo, mais pela forma com que foi escrito do que pelo conteúdo em si. A impressão que tive, foi estar conversando com uma senhora em surto psicótico, falando coisas aparentemente sem sentido, mas que fazem parte de sua história. Meu primeiro contato com a autora, e posso dizer que fiquei bem curioso de me deparar com outros escritos dela.


0 Comments:

Postar um comentário