Image Map

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"Andanças", Carissa Vieira

Título original: Andanças
Autor(a): Carissa Vieira
Páginas: 138
ISBN: 9788566226713
Editora: Multifoco 

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Vampiros são provavelmente as criaturas sobrenaturais mais famosas da literatura. Você sempre pode contar com um novo livro, com uma roupagem completamente diferente sobre esse ser imortal aparecendo nas livrarias ao menos algumas vezes ao ano. Devo confessar a vocês que eu adoro! Principalmente quando as histórias apresentam vampiros mais “clássicos”, que é o que a autora de Andanças nos apresenta.  

Andanças, assim como o título já sugere, é um livro-diário de Charles, vampiro que ao ser transformado na criatura mitológica sedenta por sangue, envolve-se em um mundo completamente novo e obscuro. Depois de receber um misterioso bilhete alertando “ Cuidado em quem confia”, a vida do jovem vampiro vira de cabeça para baixo. Na procura de entender o que está acontecendo e qual é a sua verdadeira missão em meios a tantas criaturas ancestrais, Charles nos conta sua história, e assim somos capazes de viajar a Veneza do início do século XX e conhecer todos esses mistérios.

Apesar de adorar livros sobre vampiros sempre fico apavorado antes de começar a ler um novo. Principalmente depois de Crepúsculo, e a sensação não foi diferente com Andanças, comecei a ler apavorado e terminei a leitura com um sorriso de satisfação. A história principal traz uma reconfortante semelhança com as obras da Anne Rice, que marcaram a minha infância, de uma forma ou de outra me senti completamente ligado aos personagens e ao que estava acontecendo. Por não existir nenhuma criação inusitada em relação as criaturas, você consegue estabelecer essa relação com as histórias já conhecidas, tornando a leitura ainda mais agradável. É como se você realmente estivesse lendo o diário de uma pessoa. A autora consegue capturar a nossa atenção durante toda a leitura, sempre acrescentando uma nova camada de mistério quando a história está ficando um pouco “morna”, fazendo o leitor não querer largar o livro até descobrir tudo sobre Charles, Mikhail, Lorenzo e Eliza

Apesar de ter gostado dos personagens, da história e dos cenários construídos ao redor deles, uma coisa que me incomodou um pouco e que sinto isso também em relação a vários outros livros de fantasia nacionais, foi o fato de a narrativa não se passar no Brasil. Não sei se tenho essa alma nacionalista que anseia por ler sobre criaturas fantásticas habitando nosso solo, mas é uma coisa que realmente sinto falta. Porém, isso não é nada que atrapalhe a leitura em geral. 

Andanças foi um livro que me surpreendeu com sua história aparentemente simples e leve, mas com camadas de dramas, revelando-se uma verdadeira luta de amor e ódio entre criaturas fascinantes e belas. Recomendo a leitura sem medo a todos apaixonados por vampiros, ou não.


0 Comments:

Postar um comentário