Image Map

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

"Viagem ao centro da Terra", Júlio Verne

Título original: Voyage au centre de la Terre
Autor(a): Júlio Verne
Páginas: 128
ISBN: 9788506063309 
Editora: Melhoramentos 

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Me pergunto até hoje porque nunca li nada de Julio Verne e porque ele não é utilizado nas escolas como escolha de livros paradidáticos. Recentemente li Viagem ao Centro da Terra, um grande achado num sebo aqui da minha cidade.

Este livro conta a história de Otto, um senhor que encontra um mapa bastante inusitado, o mapa do centro da terra; na verdade, de como chegar lá. Ele é datado do século XVI e é desenhado por um celebre cientista da época que diz ter feito o caminho e que havia chegado ao local.

Como grande cientista e curioso (além de excêntrico), Otto resolve fazer a expedição e, claro, não poderia ir só. Ele resolve levar seu sobrinho (que detestou a ideia) e um guia que conhecia bem o local demarcado para começar a expedição, visto que o mesmo era em um local bastante distante de onde eles moravam.

Durante a viagem para chegar ao monte (sim, não dá pra chegar ao centro da terra por qualquer lugar, tinha que ser nesse lugar, em determinado horário), acontece uma das partes que eu mais gostei do livro (e que é um tapa na cara da sociedade), é que durante o tempo que levaram para chegar ao local da expedição, eles passaram por algumas casas para pedir abrigo, visto que a viagem até o monte era longa. Duas famílias chamaram atenção, uma delas muito pobre que deu o que não tinha para que os hospedes se sentissem o mais confortável possível, enquanto uma família de melhor poder aquisitivo, além de dar o pior local da casa, cobra pela hospedagem.

Alguns dias depois do grande achado, a expedição se inicia e eles começam a desbravar o monte que dava início a rota, quanto mais eles desciam e mais fundo iam adentrando, eu ficava cada vez mais curiosa sobre o que vinha naquela viagem, o que eles iam achar.

É uma aventura e tanto, visto que eles se deparam com coisas antes nunca vistas e se deparam com situações de necessidade que chega a ser angustiante. Se eles chegam ou não no centro da terra é necessário ler, mas com certeza alguns achados eu gostaria muito de poder observar.

É um livro bem pequeno e como disse é uma leitura que pode ser utilizada nas escolas, nas aulas de português ou literatura e pode possibilitar um paralelo com aulas de geografia, além de não causar traumas de certas obras como eu tive.

Sem falar que é super rápido e fácil de ler, além de poder conhecer outro lugar, visto que se passa em outro país, outro século, outra cultura e mostra também em especial na fala do personagem Otto o quanto os livros podem gerar conhecimento.

0 Comments:

Postar um comentário