Image Map

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

"Beta", Rachel Cohn

Título original: Beta
Série: Annex #1
Autor(a): Rachel Cohn
Páginas: 288
ISBN: 9788516091699 
Editora: iD 

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Beta é o primeiro livro da série Annex, criada pela escritora Rachel Cohn, conhecida pelo livro Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música, que foi adaptado para o cinema e escrito em parceria com o autor David Levithan. Em Beta conhecemos Demesne, uma paradisíaca ilha onde seu ar é puro, seu mar mais relaxante, e poucos são autorizados a estar dentro deste mundo de privilegiados. 

Elysia é uma clone que nasceu dentro da ilha. Ela é uma Beta, um clone adolescente criado a partir de uma matriz humana que morreu para que ela pudesse existir. Sem alma, sem vontade própria, sua função é servir. Só que quanto mais o tempo passa e a jovem descobre sobre si, os clones e a sociedade em que vive, mais as coisas ficam complicadas e se mostram muito diferentes do que pareciam.

Narrado em primeira pessoa, tudo o que se sabe do mundo é através da visão de Elysia, sendo inicialmente tudo muito sem esclarecimento. Particularmente eu gostei da maneira que as coisas acontecem no livro, apesar de saber que leitores de distopia que estão muito acostumados com ação excessiva vão achar o início da leitura lenta. A escrita da autora me agradou. Acho bem interessante a maneira como ela desenvolveu a maioria dos personagens e a forma “governamental” da ilha. Também gosto de como ela lida com questões comuns para os adolescentes e não finge que todos são santos, que não fazem nada, como em muitos livros YAs.

A construção da personagem principal é interessante e acho suas ações verossímeis. Ela é uma adolescente e a maneira como a autora a constrói é bastante convincente. Alguns outros personagens também me agradaram bastante, e um em especial me deixou muito curiosa. Quero muito saber o que irá acontecer com ele no volume seguinte.

Apesar de ter gostado da leitura e achar a série promissora, quanto mais perto do fim do livro, mais superficial tudo foi se tornando. Os acontecimentos são rápidos demais e com pouco desenvolvimento. Algumas ações de personagens poderiam ser melhor explicadas. Não gostei tanto também do triângulo amoroso que a autora cria, pois um dos personagens não me cativou. 

Ainda assim a autora criou um material bastante interessante para o próximo livro. E o final é surpreendente, com um gancho maravilhoso. Mal posso esperar para ler a sequência.

0 Comments:

Postar um comentário