Image Map

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"Aquele Verão", Sarah Dessen

Título original: That Summer
Autor(a): Sarah Dessen
Páginas: 200
ISBN: 9788516083304 
Editora: iD 

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

O primeiro livro de uma das minhas autoras preferidas, Aquele Verão tem como protagonista Haven, uma garota muito alta que tem que lidar com o casamento do pai com Lorna, uma mulher muito mais nova que ele e com os preparativos do casamento da irmã mais velha com um homem pelo qual não tem simpatia alguma. Para Haven, os membros de sua família estão cada vez mais distantes e com o reaparecimento do antigo namorado da irmã, seu desejo de retornar aos 11 anos, especificamente pra uma semana de verão, se acentua pois lembra como um período de extrema felicidade. Bem, pelo menos era assim em suas lembranças.

Esse não foi o melhor livro da Sarah Dessen. Por ser o primeiro, conseguimos perceber algumas de suas características que tanto são elogiadas nos outros livros, mas não possui o amadurecimento e desenvolvimento que podemos observar em "O que aconteceu com o adeus?" e "Depois daquele verão".

Me incomodou demais a falta de evolução da Haven. Ela é a mesma do começo ao fim do livro, sem nenhum mudança óbvia ou até mesmo discreta. Continua sem objetivo, sem ter noção do que quer além de ser feliz como era aos 11 anos. Além de não ter muito carisma e uma adoração pelo Sumner Lee, ex namorado da irmã, meio despropositada. 

Senti falta de romance no livro. Ok, quando se trata da Sarah Dessen, romance é só plano de fundo para questões muito mais importantes e pertinentes, mas eu realmente achei que deveria ter tido. É como se faltasse algo para o leque de problemas que a Haven já enfrentava e seria legal ver como ela lidaria com isso. Talvez desse uma movimentada no enredo que foi um tanto lento. 

Eu adoro a autora e sempre começo um livro dela com todas as estrelinhas marcadas, infelizmente não pude confirmar em "Aquele verão" a genialidade de sempre, embora já seja um rascunho de tudo que a autora é capaz de fazer, e seus outros livros mostram como ela evoluiu sua escrita e melhorou sua argumentação. Se esse é seu primeiro contato com a autora, não deixe que te impeça de ler outros títulos dela, duvido que você se arrependerá.

0 Comments:

Postar um comentário