Image Map

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bolo de Baunilha

Olá!!! 

Hoje trago uma receita simples de fazer, mas que requer um pouco de atenção. Eu vi num canal de culinária: O Chef e a Chata (link). Eu sempre tive vontade de usar a fava da baunilha, para ver se dava mesmo um diferencial no sabor, portanto, comprovei que fica sensacional, a fava da baunilha realmente se destaca entre os ingredientes. 

Don’t Panic!!!! Mesmo se você não tiver a fava da baunilha ainda dá pra fazer o bolo substituindo por essência ou estrato de baunilha. 


Ingredientes: 

Bolo
-200 g (1 e 1/3 de xícara) de açúcar
-200 g (1 e 1/3 xícara) de farinha de trigo
-40 g (5 colheres de sopa) de amido de milho
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-110 g (1/2 xícara + 1 colher de sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-2 colheres (chá) de extrato de baunilha ou 1 fava
-3 ovos
-200 ml (3/4 de xícara) de leite
[Caramelo 1]
Cobertura
-60 g (1/3 de xícara) de açúcar mascavo
-200 ml (3/4 de xícara) de creme de leite fresco
-1 colher (chá) de farinha de trigo
-1 colher (chá) de extrato de baunilha 


Modo de Preparo: 

Primeiro pegue aquela forma com um buraco no centro (da mamãe ou da vovó), passe manteiga e depois a farinha de trigo, untando bem. 

Para o bolo todos os ingredientes secos devem ser peneirados: farinha, amido e o fermento. Reserve. 

Em outra vasilha bata a manteiga e o açúcar até formar um creme bem clarinho, adicione a baunilha e, aos poucos, um por um, vá adicionando os ovos e batendo sempre (na batedeira ou a mão). For fim acrescente o leite, também as poucos. Depois acrescente também, aos poucos, os ingredientes secos peneirados, batendo sempre. 

A massa é mais densa, característica deste bolo, em um forno pré-aquecido a 180° coloque o bolo para assar por cerca de 30 minutos, ou até que enfie o palitinho e ele sai liso. 



Como Usar a Fava de Baunilha: 

É bem simples, abra ela ao meio(conforme a imagem), pegue um das partes abra-a e raspe todo o interior com uma faca, o mesmo com a outra metade, e pronto é só utilizar na receita. 


Preparo cobertura: 

Em uma panela coloque o creme de leite com a farinha de trigo para dissolver, mas sem ferver, desligue e reserve. Em outra panela leve ao fogo baixo o açúcar mascavo para caramelizar. Quando ele tomar cor, despeje a mistura de creme de leite e misture bem até dissolver e formar o caramelo (isso bem rápido, é ficar bem liso e depois você desliga o fogo). 

Ao desligar o fogo acrescente a baunilha e só depois de esfriar despeje por cima do bolo desenformado.


0 Comments:

Postar um comentário