Image Map

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alice

O post de hoje está recheado de uma personagem que muitos de nós conhecemos ainda pequenos e ainda hoje ainda gostam muito dela e dos personagens esquisitos que estão a sua volta: Estou falando da garota Alice do clássico escrito por Lewis Carroll e que permeia o imaginário de adultos e crianças por gerações.

Existem várias adaptações que a maioria de nós já deve ter visto, porém algumas outras não são tão conhecidas, mas que valem a pena conhecer e outras até que podemos não nos dar conta de que foram baseadas neste mundo fantasioso.

Foram feitos filmes, clipes e até serie e hoje falarei de algumas adaptações, pelo menos as mais famosas.

1. Animação


É provavelmente o primeiro contato com qualquer adaptação de Alice que muitos de nós tivemos.

2. Filme


A adaptação de Tim Burton é o que realmente podemos chamar de adaptação, visto que da história original existem apenas os personagens, pois a que conhecemos foi totalmente alterada para dar lugar ao que o diretor criou. Na história do diretor a Alice já não tem apenas 13 anos e sim 19 e não lembra mais que já passou pelas aventuras com aqueles personagens, mesmo que eles lembrem daquela garotinha. 

3. Série


Uma minissérie que me surpreendeu, realizada em 2009, tem apenas 2 episódios e se passa anos depois da versão original. Todos os personagens são interpretados por pessoas (a referência ao coelho foi a melhor). Nessa história, Alice segue o namorado que vai para a “Wonderland” e lá uma das primeiras pessoas que ela conhece é o Chapeleiro Maluco (muito fofo com aquele sotaque) que chega a se apaixonar por ela. Para quem não conhece vale a pena conhecer. 

4. Clipes


O clipe de “What you waiting for?” da Gwen Stephani, foi gravado como se estivesse na história de Carrol, com referências diretas a história e ao estilo, como o relógio no início do clipe (referência ao coelho sempre atrasado), além da casa em que ela cresce e encolhe, da lagarta e da parte genial na qual ela carrega o porquinho (que morria de pena no livro), dentre outras referências. Não sei se poderia dizer isso, mas chega a ser até mais fiel que o filme (mesmo sendo apenas um clipe), sendo a própria cantora a pequena Alice.


Uma curiosidade para finalizar o post: o Chapeleiro Maluco é um personagem baseado em alguns chapeleiros da época, visto que era utilizado mercúrio para a fabricação dos chapéus e que essa substância que trazia alterações nos chapeleiros devido a problemas neurológicos.


0 Comments:

Postar um comentário