Image Map

quinta-feira, 15 de maio de 2014

"Os Próprios Deuses", Isaac Asimov

Título original: The Gods Themselves
Autor(a): Isaac Asimov
Páginas: 368
ISBN: 9788576570974 
Editora: Aleph 

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

Isaac Asimov é um autor que nasceu na Rússia, mas passou grande parte da sua vida nos Estados Unidos. Ele foi autor de diversos livros de ficção cientifica, principalmente os que se tratam sobre robótica, aliás, aqui cabe ressaltar que ele praticamente difundiu o termo robô.

Em seu livro Os Próprios Deuses, Asimov nos conta sobre a descoberta de uma nova fonte de energia que é a promessa de grandes mudanças na vida da humanidade. Além das grandes proezas que essa fonte pode trazer à Terra ela possibilitou o contato com seres de uma realidade e um universo diferente do nosso.

Os benefícios dessa nova fonte de energia são enormes e pensar em detê-la não estão nos planos das autoridades da Terra, até porquê eles não veem motivos para isso, mas ao pesquisar sobre a história dela e ao tentar realizar uma entrevista com o descobridor dessa fonte, um jovem cientista percebe que talvez essa fonte de energia não seja tão segura assim, e com isso ele compra uma terrível briga.

Este livro também se passa sob o olhar dos chamados “para-homens”, que compõem a realidade paralela à nossa. Através dos vários pontos de vista apresentados no livro vamos tirando as nossas conclusões sobre a nova fonte de energia.

A verdade é que não sou uma grande leitora de ficção cientifica, mas o que mas me encantei neste livro foi a possibilidade que o autor apresentou de uma organização social fora da Terra. A minha principal relação com o livro foi essa, ele me abriu os olhos (e aqui não estou dizendo que acredito ou não em vida fora da Terra, mas que se existe a possibilidade ela pode ser tão organizada quanto a nossa) sobre o quanto conseguimos ser alienados com relação a nossa estrutura social, pensando que apenas o nosso modelo pode existir.

O livro é sensacional! O autor consegue montar toda uma estrutura e tudo com muito embasamento cientifico. Acredito que os apaixonados por ficção cientifica vão apaixonar. E ele não vai tratar apenas da fonte de energia, mas existe também sexo alienígena e muita inovação. Claro também que o livro faz várias criticas a questões históricas da nossa sociedade e isso acontece de forma espetacular.


Resenha escrita por Thalita Alvarenga, do blog Cemitério dos Posts Esquecidos, a convite do Sopa Primordial.

0 Comments:

Postar um comentário