Image Map

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Livros em Séries de Tv

Oi pessoal, esse post vai ser um pouco diferente, será sobre séries e livros, aqueles livros que são citados ou utilizados em partes das séries como um elemento a mais, para que pessoas feito eu saiam correndo atrás da referência depois.

1. Criminal Minds

Um seriado policial, que aborda a cada episódio um crime e a tentativa de resolução dele por uma equipe do FBI especializada em traçar perfil psicológico do criminoso e a partir daí, capturá-lo. 


O primeiro livro que eles trazem é “O colecionador”, ele faz parte de um dos episódios da série (não me lembro exatamente qual), em que o assassino deixa pistas de como encontrar a vítima a partir de fatos encontrados no livro. Nosso (já tomando posse) lindo e gênio Reid consegue desvendar estas pistas e alerta seus colegas de que se tratava de o colecionador. A história que o escritor traz conta um caso bastante parecido com o da série, em que um maníaco sequestra uma garota e a ela está presa em algum lugar. Para ser bem sincera, o livro não é dos mais empolgantes, mas ainda sim vale a pena ler, porque a história é bem legal e mostra a visão do sequestrador e da garota sequestrada.


Outro livro que aparece no seriado é “Uma sombra passou por aqui" (ou The illustraded man, que faz mais nexo com o que é passado no episódio). A temporada em que ele é retratado é a quinta e número o episódio é 20, em que um cara tatuado se suicida e possui em seu corpo o rosto de algumas mulheres que desapareceram. O livro está na minha lista há um tempo, mas infelizmente não consegui lê-lo ainda.


2. American Horror Story

É um seriado mais voltado para o terror, em que cada temporada é contada um história em que há algo de “assustador” na mesma, sendo a primeira temporada realizada em uma casa mal assombrada, a segunda em um hospício e a terceira sobre bruxas (por enquanto foram apenas essas, o seriado ainda não acabou).


Na primeira temporada, a trama se passa em uma casa mal assombrada, ambientada durante o século 20, em que seus habitantes morrem lá, seus espíritos ficam presos e se unem para assustar os próximos moradores. Em um dos episódios acontece uma conversa entre duas personagens chamadas Moira e Vivien (a empregada e a dona de casa), em que a primeira cita um conto “O papel de parede amarelo”, e que ele tem muito da temporada em questão, em especial com o casal que construiu a mansão. No conto, o marido é médico e vive trabalhando, já ela, vive em casa, pois foi tida como possuidora de problemas com nervos com que o marido e outro médico amigo da família, acham que mudar para um local diferente poderia melhorar sua condição de saúde. A família (o casal e o lindo filho) se mudam para uma casa meio longe, mas no lugar da protagonista melhorar, ela começa a ficar meio maluca por causa do papel de parede de seu quarto. 


Na segunda temporada, na qual se passa em um hospício, o local é administrado por freiras que saem completamente dos estereótipos que possuímos e possui médicos que não são dos mais confiáveis, além de ter em suas instalações alguns criminosos insanos internados. Até que, no meio da temporada, somos apresentados à nova interna que se diz chamar Anne Frank (Diário de Anne Frank) e começa a movimentar ainda mais a trama (que já tem muita coisa paralela acontecendo) trazendo para o espectador a dúvida em relação à identidade da paciente (se ela é ou não a Anne do livro) e também começa a questionar algumas coisas que são ocultadas sobre alguns personagens.

3. The 4400

É uma série de ficção científica, que acontece quando 4400 pessoas desaparecem durante quase um século através de abdução por ninguém sabe o que, e em um determinado momento todas essas pessoas aparecem em um local exatamente com a mesma idade em que foram raptadas e descobriram que possuem algum tipo de dom ou poder.


Na segunda temporada, enquanto a trama se desenrola, a aparição de um livro de Lovercraft me chamou a atenção e eu anotei para procurar depois. O nome do livro é At the mountais of Madness, é uma super dica pra quem é fã de livros de terror.

4. True detective


Outra indicação pros fã de terror acontece nesta série, que traz dois detetives que investigaram um “assassinato ritualístico” no ano de 1995, em que a trama do livro o Rei de amarelo está envolvida.


0 Comments:

Postar um comentário