Image Map

quinta-feira, 29 de maio de 2014

"Azul é a cor mais quente", Julie Maroh

Título original: Le bleu est une couleur chaude
Autor(a): Julie Maroh
Páginas: 160
ISBN: 9788580631258 
Editora: Martins Fontes 

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

A graphic novel francesa 'Azul é a cor mais quente', que deu origem ao premiado filme de Abdellatif Kechiche, conta a história de amor entre duas garotas, Clémentine e Emma. Logo na primeira página descobrimos que Clémentine já está morta e Emma, ainda de luto, vai até a casa da garota para resgatar suas memórias (como uma última declaração de amor) através de um diário. E é assim que a belíssima história de amor entre as duas começa a ser contada.

Em flashback, pelas entradas do diário de Clémentine, acompanhamos seu cotidiano tranquilo de estudante secundarista: sem muitas ambições, mas com hormônios a flor da pele e muitas dúvidas sobre si mesma. Um relacionamento infeliz com um rapaz e a falta de franqueza com que encara seus próprios sentimentos fazem a garota se sentir muito confusa, estranha e sozinha. Até que no meio dos tons monocromáticos do seu dia a dia surge um azul vivo, celeste, apaixonante, representado pelos cabelos e pelos olhos de Emma, uma garota um pouco mais velha, lésbica assumida e estudante de artes.

Após uma breve troca de olhares na rua e uma conversa casual em um bar gay da cidade, as duas começam a se ver com mais frequência e criam um forte laço de amizade que mais tarde explode em desejo e paixão. O azul vai tomando o espaço da vida e dos sonhos de Clémentine que, junto de Emma, vai descobrir e assumir sua sexualidade, suas opiniões, seu corpo, a paixão e o amor.

Carregada de poesia e sentimento, a graphic novel toca fundo no coração de quem lê ao mostrar o amor e o relacionamento das duas protagonistas de forma tão pura e verdadeira. O traço é magnífico, aquarelado e com uma ótima escolha de cores, retratando as memórias de Clémentine em preto e branco com toques de azul. Muito mais do que um romance lésbico, 'Azul é a cor mais quente' é uma história sobre amadurecimento, identidade e, principalmente, o amor em sua essência.


0 Comments:

Postar um comentário