Image Map

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sopa na cozinha: Muffins

Estreando aqui minha coluna de culinária no Sopa, porque tem tudo a ver, né??!!! Vamos cozinhar juntos, descomplicando e adaptando receitas para facilitar na hora de colocar a “mão na massa!!!” 

Eu tenho um blog literário Palavra Prolíferas, mas descobri uma nova paixão: COZINHAR. Portanto vou compartilhar com vocês minha cozinha e algumas curiosidades deste mundo gastronômico. 

Hoje vamos aprender a fazer Muffins!


Primeiro para todos ficarem sabendo a diferença básica entre Muffins e Cupcakes, o primeiro é uma receita rústica, sua massa não precisa ficar batendo sempre e nem mexendo demais, a massa é bem simples e rápida e não precisa de coberturas. Já os fofinhos Cupcake é uma receita mais delicada, é um bolinho com certa sofisticação, ele precisa ser bem batido e sua massa precisa ser bem incorporada, pois é um bolo só que menor e, claro, sempre com coberturas e recheios. A diferença mesmo é a massa de um para o outro, colocar recheios ou coberturas vai do gosto de cada um. 

Eu andei vendo várias receitas de Muffins, e para fazer um só meu resolvi pegar várias receitas e selecionando os ingredientes que achei mais adequado ao meu paladar, e claro sempre prestando atenção as medidas dos ingredientes para não estragar a receita. 

Vamos aos Ingredientes: 

2 Colheres (sopa) bem cheias de margarina derretida 
½ Xícara de açúcar cristal 
1 ovo 
½ Xícara de leite 
1 Colher (sopa) de essência de baunilha 
1 Colher (sopa) bem cheia de fermento em pó 
2 e ½ Xícara de Farinha de trigo peneirada 
1 Barra de Chocolate (meio amargo ou ao leite) picada (170g) 

Primeiro misture com um fouet (ou uma colher de pau ou uma espátula), a margarina, o açúcar, o leite, a baunilha e o ovo. Depois coloque os secos, que são a farinha e o fermento. Depois de incorporados adicione o chocolate, misturando de leve. Não tem importância se a massa ficar com gomos de farinha, é deste jeito mesmo o muffin, não se preocupe porque dá tudo certo no final ;) 

Em forminhas untadas com margarina e trigo (se você tiver aquelas forminhas de silicone para cupcake não precisa untar), coloque a mistura deixando um dedo de espaço para a massa crescer no cozimento, não enchendo até o topo. Separe alguns pedacinhos de chocolate para colocar em cima da massa e leve ao forno alto (200°C), pré-aquecido, por aproximadamente 15-30 minutos variando pela potência de cada forno. Para não ter erro quando o muffin estiver douradinho, faça o teste do palitinho enfiando no meio do muffin e se sair limpo é porque já esta pronto. Com a ajuda de uma faca desenforme e sirva. 


Seguindo o passo a passo e com a ajuda das imagens, não tem erro. Faça em casa e comentem aqui como foi esta delícia culinária para você. Compartilhe com fotos nas nossas redes sociais para vermos como ficou.


0 Comments:

Postar um comentário