Image Map

quinta-feira, 24 de abril de 2014

"O Clube do Filme", David Gilmour

Título original: The Film Club
Autor(a): David Gilmour
Páginas: 240
ISBN: 9788598078434 
Editora: Intrínseca 

► ADICIONE À SUA ESTANTE ◄
skoob

• • •

O que você acharia de no lugar de ir ao colégio, você tivesse que estudar em casa e no lugar de aulas chatas, suas aulas fossem com filmes? E se seu professor fosse seu pai? É o que acontece neste livro interessantíssimo.

Um pai, crítico de cinema, jornalista desempregado, não sabe o que fazer da própria vida a partir da perda do emprego e ainda por cima tem um filho que odeia a escola, não quer saber dos estudos e que de vez em quando se mete em enrascada. Com o tempo passando e sem saber o que fazer, num momento em que começa a repensar sua vida, ele resolve tomar uma decisão: retirar o filho da escola e fazer um clube do filme. O acordo seria de que 3 vezes na semana iriam ver filmes e debater entre eles.

O livro é intercalado com duas histórias: a de filmes clássicos, como O poderoso chefão, Tubarão e Psicose, e a narração da história do pai (casado pela segunda vez, morando com a esposa e tendo uma relação de amizade com a mãe de seu filho) e filho adolescente que está passando pela fase dos primeiros amores, paixões, drogas e amizades.

Faz um bom tempo que queria ler esse livro, um bom tempo mesmo, e o que inicialmente me chamou a atenção nele foi o nome do autor, no qual achei que se tratava de um músico conhecido (mas que não era), até que consegui finalmente lê-lo. É uma leitura bem fácil, tem filmes bem interessantes (já anotei todos, mesmo sabendo que vai demorar para vê-los) e vale a pena ler.

Eu, particularmente, gosto de livros que falem de relações familiares e achei que o autor trabalhou de forma bem interessante a relação “pai e filho”, e mesmo que a relação entre o garoto, sua mãe e sua madrasta não tenha sido o foco do livro, achei que ficou um pouco escanteada, mas isso não tirou do foco a mensagem inicial que o autor quis passar para seu público, achei que nesse ponto ele foi bem consistente. 

É um livro que indico para os fãs de filme. É o tipo de livro que se você for fã de cinema, já deve ter visto vários, e mesmo que não seja um fã que tenha visto tantos filmes assim, vale a pena para conhecer vários títulos bons.

0 Comments:

Postar um comentário